terça-feira, 23 de setembro de 2014

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS E PACÍFICOS






INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS

    Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra.     (Mateus, V: 4)

    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.   (Mateus, V: 9)


   Ouviste o que foi dito aos antigos: Não matarás, e quem matar será réu no juízo. Pois eu vos digo
que todo o que se ira contra o seu irmão será réu no juízo.    ( Mateus, V: 21-22)


    Por estas máximas, Jesus estabeleceu como lei a doçura, a moderação, a mansuetude , a afabilidade e a paciência. E por consequência condenou a violência, a cólera, e até mesmo toda a expressão descortês para com os semelhantes. É que toda a palavra ofensiva, ou atitude de cólera, exprime um sentimento contrário à lei do amor e caridade, que deve regular as relações entre os homens, mantendo a união e a concórdia. É um atentado à benevolência recíproca e à fraternidade, entretendo o ódio, e a animosidade. Enfim, porque depois da humildade perante Deus, a caridade para com o próximo,é a primeira lei de todo o cristão.

    Mas o que dizia Jesus por estas palavras: « Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra»? 

     Não ensinou ele a renúncia aos bens terrenos, prometendo os do céu?
Ao esperar os bens do céu, o homem necessita dos bens da terra para viver. O que Ele recomenda, portanto, é que não se dê a estes últimos mais importância do que aos primeiros.
Por essas palavras,Ele quer dizer, que até agora os bens da terra foram açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos mansos e pacíficos. Que a estes falta frequentemente o necessário, enquanto os outros dispõem do supérfluo. E promete que justiça lhes será feita,assim na terra como no céu, porque eles serão chamados de filhos de Deus. Quando a lei do amor e caridade for a lei da humanidade, não haverá mais egoísmo; o fraco e o pacífico não serão mais explorados, nem espezinhados pelo forte e violento. Será esse o estado da Terra, quando, segundo a lei do progresso e a promessa de Jesus, ela estiver transformada num mundo feliz, pela expulsão dos maus.

Capítulo IX  do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo  ( Allan Kardec)


Sem comentários:

Enviar um comentário